terça-feira, 1 de setembro de 2009

IPI reduzido evitou 60.000 demissões

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis custou ao governo federal 559 milhões de reais no primeiro semestre do ano. Em contrapartida, a decisão foi responsável pela manutenção de cerca de 60.000 empregos diretos e indiretos na economia brasileira, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta terça-feira.

O valor representa a diferença entre o volume de tributos que o governo deixou de arrecadar (1,817 bilhão de reais) e a elevação de receita com outros tributos federais (1,258 bilhão de reais). Segundo o estudo, à medida que a redução do IPI estimulou o avanço das vendas, cresceu a receita do governo com outros tributos que incidem sobre a cadeia produtiva.

São eles o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), o Imposto de Renda Retido na fonte (IRRF), Imposto sobre Importação (II) e o IPI que incide sobre a cadeia (excetuando-se, portanto o IPI de automóveis).

Para chegar a essa conclusão, o Ipea considera que a desoneração da indústria automobilística com o IPI foi responsável por 13,4% das vendas de automóveis e comerciais leves. Ou seja, das 1,422 milhão de unidades vendidas de janeiro a junho deste ano, 191.000 teriam sido garantidas pela redução do IPI. Essa estimativa foi feita a partir da "diferença entre as vendas previstas pelo modelo com os preços vigentes e as vendas com preços hipotéticos que vigorariam caso não tivesse havido a desoneração".

O estudo do Ipea observa ainda que, apesar da desoneração do IPI e a recuperação das vendas de automóveis, o emprego na cadeia automobilística manteve tendência de redução ao longo do primeiro semestre de 2009. Ainda assim, o órgão do governo avalia que a desoneração do IPI foi capaz de limitar as perdas do mercado de trabalho.

Segundo o Ipea, a cada 1 milhão de reais de produção no setor são gerados cerca de 25 empregos diretos e indiretos na economia. Considerando-se que a redução do IPI pode ter garantido a produção adicional de algo entre 100 mil e 120 mil veículos nacionais; ao preço médio de 20.000 reais (descontando-se impostos e margens de comércio e transporte), é possível concluir, segundo o estudo, que a medida fiscal foi capaz de manter entre 50.000 e 60.000 empregos na economia no primeiro semestre. "Desonerar nem sempre dá um resultado negativo", afirmou João Sicsú, diretor de estudos macroeconômicos do Ipea.

Fonte: Site da Revista Veja


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